27.2.07

LUANA

- O dvd pleiê tá R$ 99. Comprei um ozi pra mim.
- Sério? Menina, tá de graça!
- Tô te falanu, gatam, tá tudo em liquidação!
- Zenti, me animei. Tô precisanu de um ar condicionado...
- O ar tá R$ 499. Também tô querenu pegá um.
- Gatam, fala sério, ozi vou correr atrás pra caralho, vô ralar muito e depois vô lá na Casa e Vídeo pegá um ar condicionado desse pra mim! Sabe se tem que fazê rezistro antes?
- Não, se você já for criente é só passá no caixa.
- Já é!

E seguiram, bundas redondas feito pandeiro, atravessando a Avenida Rio Branco em direção à rua Buenos Aires. A cintura baixa de cois cortado, bem desfiado, revelava a quem vinha por trás o nome da morena louca pelo ar condicionado: Luana, tatuado em letras pouco precisas entre tribais esverdeados escorrendo pelo cóccix, sobre a marca do biquíni micro. Entraram desfilando pela Bueno Aires e, serelepes, meteram-se dentro da Four by Four (ou "quatro por quatro", como fora imortalizada por Mr. Catra), famosa termas carioca.

Luana era uma gostosura. Não tenho dúvidas de que levará o ar condicionado pra casa.

22.2.07

AGUILERA PRA GALERA
Fevereiro ainda não acabou e a edição de Março da Maxim Magazine já está circulando - na internet, como já era de se esperar. O número que chegará em breve às bancas (ou "newsstand", já que a revista circula nos EUA) traz na capa Christina Aguilera vestida somente com uma calcinha de seda presa por lacinhos de cetim verde limão. Se não houvesse meninas lendo o blog, diria que está uma delícia! Mas para não ser grosseiro com aquela que foi criada com o livro de catecismo nas mãos, vou me conter em dizer que a cantora está uma graça (só não entendi por que colocaram o rosto da Paris Hilton).

Não é a primeira vez, contudo, que ela estampa a capa da Maxim. Na edição de Natal de 2002 Christina fez um ensaio picante que acabou batendo todos recordes de vendagem da revista. Na ocasião, a calcinha usada por ela acabou nas mãos de Scott Mills, da BBC Radio 1, que a leiloou no eBay junto com uma garrafa contendo água da piscina onde ocorreu o ensaio. A MICRO calcinha custou ao tarado exatos U$ 1.542.69.

Comparada à cotação do cabelo de Britney Spears, à venda no site BuyBritneysHair.com, a calcinha da Christina foi arrematada a preço de banana. Saiu mais cara que a camisa estampada com a Britney careca, Porém.

Por falar em loura, Scarlett Johansson acaba de conquistar o posto de celebridade mais sexy do mundo, segundo a revista Playboy. Depois de Woody Allen, agora é Hugh Haffner que LEVANTA de amores pela moça. Não são bobos, os coroas. Mas parece que demoraram a notá-la. Viso a pequena desde Ghost World, mas sou pobre e FÊO pra dedéu.

Nota mental: eu compraria a calcinha usada por ela em Lost In Translation. Aquela rosada, grande, sem graça; o saco de batatas mermo.

--------------------------------------------------------------------------------------

Abaixo segue um trecho da entrevista com a Christina Aguilera, que sairá na edição de março de 2007 da Maxim. A tradução capenga é culpa minha:

Maxim: Bem-vinda à revista novamente! A última vez que você esteve na nossa capa a revista bateu o recorde de venda.
Christina: Eu sei! Alguém pegou o meu lugar? Eu sempre me pergunto: "Alguém pegou o meu lugar?" Eu sou muito possessiva a respeito desse título.

Maxim: Julgando por essas fotos, você deve estar correndo o risco de quebrar o seu próprio recorde.
Christina: Nós nos divertimos brincando com certas roupas, ou a falta delas. Eu nunca me importo de me contorcer por uma boa causa.

Maxim: Toda semana aparece, nos tabloides, um novo divórcio entre casais de celebridades. Como você e o seu marido [Jordan Bratman, produtor executivo da indústria musical] mantêm a chama acesa? Joguinhos? Fantasias?
Christina: Como você entrou no meu quarto? [risos] Nós sempre nos divertimos. Eu gosto de brincar de médico.

Maxim: Detalhes, por favor.
Christina: Eu comprei para o Jordan uma roupa de médico com uma maleta cheia de brinquedinhos eróticos. E eu me visto de enfermeira safada, lógico.

Maxim: "Back to Basics" tem uma faixa chamada "Still Dirrty", mas algumas pessoas estão dizendo que você está ficando mais comportada, é verdade?
Christina: Nunca! Você irá ver as fotos aqui.

Maxim: Você gravou "Beautiful" e "Hurt" com a produtora Linda Perry. É verdade que vocês duas gravaram uma faixa que nunca foi lançada?
Christina: Sim! Ela queria lançá-la com o nome de outra pessoa.

Maxim: Por que vocês a lançariam com o nome de outra pessoa?
Christina: A música se chama "Fuck You, Suck You" [a letra fala de sexo oral] e nós a gravamos numa noite no estúdio com a cara cheia de uísque. Ela é totalmente ofegante.

Maxim: Você ouve a sua própria música durante o sexo?
Christina: Jamais conseguiria fazer isso. Eu ficaria muito ocupada analisando a minha própria voz. Eu sou muito crítica. Eu gosto de ouvir Thom Yorke, do Radiohead; é uma boa música para se escutar na hora do sexo.

Maxim: Boa dica. E os planos futuros? Filhos? Política? Estrela de cinema?
Christina: Eu quero começar a fazer cinema mais do que nunca. Eu tenho lido alguns scripts, mas nada me interessou ainda. Eu não quero interpretar uma cantora - a não ser que seja completamente diferente de mim e da minha música. Quando eu começar a atuar, eu vou querer atuar de fato.

O resto da entrevista você lê (e faz a sua própria tradução) seguindo o link.

16.2.07

ENSOLARADO BYTE

Dolores caminha até a modesta banca de vinis, apoia uma pequena vitrola sobre uns LPs antigos, espeta o headphone na sua lateral e, olhos de lince, começa o garimpo musical. O produtor sergipano, que adotou o Recife como lar, escolhe discos como quem desfaz montanhas em busca da diminuta pepita de ouro. Quando encontra algo, deita-lhe a agulha e escuta minuciosamente faixa por faixa. Ouve atento não somente as músicas, mas sobretudo os conselhos do velho Ximba, dono da banca que fica no bloco 34 de uma feira popular no Recife: "Rufo Garrido, do Chico Cervantes, ó! Esse é o tal da 'mulher cunhão'!"

Referência na arte de fundir sons orgânicos a beats eletrônicos, Dolores foi um dos pioneiros do movimento Mangue Beat, antes mesmo de Chico Science criar o nome que rotularia para sempre a manifestação cultural que tomou a cidade do Recife - e o Brasil - no início da década de 90. "inicialmente [o Mangue Beat] era uma cena de DJ, não tinha banda. Banda só começou a aparecer mesmo depois. A força estava em você tocar uma gravação.", lembra o DJ.


Além de Dolores, tiveram ainda participação-chave na criação das bases do movimento Neilton e Doktor Mabuse. O primeiro é guitarrista da Devotos e um dos principais agitadores da cena do Alto José do Pinho. Já Mabuse foi nada menos que o responsável por apresentar Du Peixe, Lucio Maia e Chico Science a Fred 04, líder do Mundo Livre S/A. Com Chico, anos antes, no final da década de 80, fundou a Bom Tom Radio, banda punk que pode ser considerada o embrião da Nação Zumbi. Fascinado por computadores, Mabuse assumiu a posição de "ministro da tecnologia" do Mangue Beat, desempenhando papel fundamental para a consolidação do movimento. Uma das suas criações mais importantes foi o Manguetronic, primeiro programa de rádio voltado exclusivamente para a internet em toda a América Latina, o que possibilitou levar o manifesto para além das fronteiras do Recife. O resto é história.

E é justamente sobre este período de grande ebulição artística que o diretor Mauricio Correa da Silva se debruçou para filmar "Ensolarado Byte", documentário que, focando nos três artistas, procura esquadrinhar os fatos que levaram ao nascimento do Mangue Beat.

Lançado em 2005, o filme não teve boa distribuição e acabou escondido nas grades das redes TVs públicas brasileiras. Mas se você caiu aqui no blog, então terá a oportunidade de assistir ao documentário quando quiser, bastando seguir apenas os links abaixo:

Baixe em diversos formatos

Assista através do Google Video

E Viva Chico Science!

* * * * * *
Sobre o carnaval:


O blog faz uma pequena pausa e retorna quando a folia acabar.

Durante o hiato, incorporarei o corsário e farei-me à rua. Vou de bloco em bloco, arrastando o pé ao sabor do baticum, procurando meu caminho entre serpentinas e confetes perdidos. Vou atrás da mais bonita das cabrochas. Quero um amor de carnaval, daqueles que viram pó na quarta-feira de cinzas; dos que marcam profundamente e desaparecem. Pra sempre.

Afinal, rock MERMO é se jogar sem medo na avenida, pedir apito, falar da cabeleira de um tal Zezé e ainda gritar "cidade maravilhosa" quando se vive dias de guerrilha urbana no Rio de Janeiro. É dividir a ala com a Guarda Nacional de Segurança, batalhões de operações especiais e mais duas facções criminosas armadas até os dentes, desfilando em bondes do terror. Não leve a mal, mais isso, sim, é roquenrrô.

O resto é gênero.

12.2.07

DE FAZER CORAR MARIO BROS.



Mal chegou às lojas e "Doki Doki Majo Saiban" (ou "Exciting Witch Trial", algo como "Exame excitante da bruxa", em tradução capenga), game produzido pela lendária SNK para o console portátil Nintendo DS, já se tronou o protagonista da mais nova polêmica envolvendo jogos eletrônicos.

O objetivo do jogo é simples. Você assume o papel de um caçador de bruxas cuja tarefa é examinar diversas garotas em trajes mínimos a fim identificar feiticeiras infiltradas entre os seres humanos. Para isso, o jogador deve tocá-las de várias maneiras, o que deve ser feito lançando mão da inovadora touchpen (caneta especial que interage com a tela do DS). Somente através desse contato "físico" com as meninas é que você poderá distinguir as bruxas dos humanos. Não é um jogo para crianças, como se pode perceber.


A querela envolvendo o game teve início no final de 2006, quando vazou para a internet a notícia de que a SNK estaria produzindo o controverso "Doki Doki Majo Saiban". Entretanto, as notícias a respeito do projeto eram escassas e não se tinha clareza exata do seu conteúdo. Em pouco tempo, blogues especializados no assunto começaram a especular, gerando discussões acaloradas que iam de perversões orientais a valores cristãos fundamentalistas. Para piorar, devido à falta de fotos de divulgação, internautas criaram montagens de conteúdo erótico que acabaram sendo reproduzidas por outros sites como se fossem oficiais. O fato ganhou repercussão ainda maior por se tratar de um jogo direcionado especificamente para uma plataforma Nintendo, gigante conhecida por oferecer entretenimento "de família" para os consumidores.

Polêmica à parte, no Japão há um poderoso mercado de games direcionado aos consumidores maduros, aficcionados por jogos de temáticas eróticas, os chamados "eroge" (ou "hentai", como são conhecido nos EUA). Apesar de serem pouco conhecidos no ocidente, os primeiros "eroges" surgiram na década de 80, desenvolvidos pela NEC para os computadores PC-88. A decisão de criá-los foi tomada com o objetivo de fazer frente à forte concorrência que a empresa japonesa enfrentava no mercado, sobretudo por possuir uma máquina inferior à dos seus rivais Sharp e Fujitsu.

Jogos de apelo erótico são cada vez mais comuns no Japão e aos poucos vêm chegando aos países do ocidente, ainda que através de produtores independentes. É o caso do "Line Kill Spirits", game de luta entre meninas cujo objetivo maior não é espancar a oponente, mas tirar fotos da sua calcinha.

"Doki Doki Majo Saiban", porém, não tem lançamento previsto para o ocidente. Os mais conservadores não aprovaram a idéia de subverter a "canetinha" do simpático portátil a ponto de transformá-la em instrumento de prazer. Outros, obviamente, adoraram. Os gammers estão divididos. E de olho no mercado japonês, a SNK considera lançar uma versão mais elaborada para o Wii, o que fatalmente irá inaugurar uma nova e medonha utilidade para o FÁLICO controle remoto da Nintendo. Não falta mais nada.


Doki Doki Majo Saiban, propaganda de TV


Se você leu até aqui, é claro que merece o emulador de Nintendo DS. Os jogos estão no mesmo endereço. Bom proveito!

9.2.07

O COMEÇO

Isso é o fim. Aliás, é duro ter de admitir que, do jeito que as coisas andam, isso não passa de um começo. De um macabro começo de algo que ainda não sei.

Mas o carnaval vem aí e isso será página virada. Nos jornais, não na vida dessa família. Para esta, o livro acabou. Nunca mais.

Falo da barbárie cometida por esses bandidos que arrastaram aquela criança no asfalto por 7 quilômetros pelas ruas do Rio.

Tenho uma sobrinha da mesma idade, de quem eu gosto muito. Estou em choque até agora.

5.2.07

TESOUROS DO YOU TUBE: QUANDO NELSON ENCONTRA OTTO

Aos poucos a história da televisão brasileira vai sendo contada pelo YouTube. De maneira espontânea, usuários têm contribuído para não deixar morrer a memória do que já fora exibido nas telas. Num fluxo diário, diversos vídeos históricos são colocados no ar, sem alarde. A tarefa, contudo, não é fácil, posto que na maioria das vezes os registros se encontram em fitas VHS perdidas nas estantes, não raro brancas de mofo, o que exige cuidado especial na restauração.

O trabalho começa com o garimpo das gravações contidas nas jurássicas fitas. Uma vez que estas não possuem index, deve-se ter paciência de oriental, o que torna a procura algo estressante. Agulha no palheiro. Quando encontrado, se raro, o registro analógico deve ser digitalizado, e aí entra em cena o computador com placa de captura de vídeo e robusto processador. Curioso é que todo esse esforço é feito de forma voluntária, sem qualquer interesse financeiro por trás. Contar nossa história através de pequenos vídeos no YouTube é empresa individual. Faz-se pelo prazer de se compartilhar registros importantes com o mundo.

'Aos 18 anos eu era de uma ignorância enciclopédica'


Mas nem sempre se obtém êxito na caça aos tesouros escondidos no YouTube. Uma busca por Nelson Rodrigues, por exemplo, não satisfaz os desejos daqueles que o admiram. As referências são poucas e não estão à altura do dramaturgo. o saudoso Otto Lara Resende, grande jornalista e amigo fraternal de Nelson Rodrigues, por sua vez, sequer figura no site. Falha grave.

Cansado de esperar, resolvi arregaçar as mangas e mandar para o YouTube um resgistro à altura dessas duas figuras extraordinárias: uma entrevista com Nelson Rodrigues feita por Otto Lara Resende, apresentada pela TV Globo em 1977. No vídeo, o dramaturgo aparece com 65 anos de idade exibindo, apesar de recém saído de um coma, "uma saúde de vaca premiada", como observou Otto. Nelson havia acabado de lançar O Reacionário, seu livro de memórias, e estava lá para falar sobre sua recente obra. A entrevista, obviamente, foi muito além disso.

Veja abaixo:



parte 2, parte 3


As frases ditas por Nelson Rodrigues são memoráveis. Aproveitei para destacar algumas:

-Que boa besta é o Marx.

-O jovem só tem graça quando é moleque.
-O único líder juvenil que eu conheço é o Mao Tse-tung.
-Aos 18 anos um sujeito não sabe como se diz um "boa noite" a uma mulher. Eu já fui jovem, Otto, e posso falar: eu não sabia dizer um "boa noite" para a minha namorada.
- Aos 18 anos eu era de uma ignorância enciclopédica.
-Até o Goethe, aos 80 e tantos anos, amou uma menina de 19. Se ele amasse uma senhora de 80 e tantos anos isso seria abominável.
-O brasileiro é um cafajeste, um sujeito que planta bananeira até no velório.
-O sexo atrapalha o amor.
-Eu sou um cristão, profundamente cristão. Os crentes é que estragam a missa.
-Se a bofetada não tivesse som, não ofenderia a vítima.

4.2.07

FEIJOADA BÚLGARA

"Essa banda é uma mistura de Kusturica com Hermeto, um pouco de Cuba com macarrão. Um pouco de Paulista sendo de Brasília, um pouco de Brasília sendo do Brasil, um pouco do mundo sendo da Terra e, por que não, um pouco de Karnak com Los Hermanos. Um pouco de Pato Fu com amendoim. Um pouco de móveis com cabelo, um pouco de sorte com pensamento, um pouco de dor com amor, um pouco de Solidão com quarto e sala com fiador. Gorbachev com Copacabana. Samba de russo, pagode de cego com Tom Waits. Se fosse Teatro seria Tadeus Kantor, se fosse Foto seria do Rodchenko, se fosse esquilo não sambaria. O melhor é que eles não são nada disso.Eles apenas sãoUma grande Banda. Com um grande som!"

Quem diz isso é o André Abujamra. E a banda a que se refere só podia ser a Móveis Coloniais de Acaju.

Se você ainda não ouviu, pegue o disco já! E quando a Móveis passar pela sua cidade, não perca o show. Dizem que é impossível ficar parado, que não fica pedra sobre pedra.

Eu perdi, lamentavelmente.

GAROTA DA CAPA
A BISPA Sonia Hernandez é vaidosa que só. No púlpito, pregando a palavra santa, sempre impecável como uma rainha: escorrendo das orelhas aos braços, ouro e pedras de quilates graúdos. Cosmopolita, óculos bem escuros, adora flanar pelas avenidas chiques de Miami. Não dispensa um flash. Nas fotos, sorriso largo de 37 dentes de porcelana, somente o melhor ângulo.

O último ensaio, feito na PRAIA das PALMEIRAS, ficou bacana demais.

2.2.07

ERA UMA VEZ NA AMÉRICA

Ennio Morricone é o tema do
novo post.

E claro que tem disco pra baixar.