7.10.11

Flagra de Caetano Veloso no Rock in Rio



Em 1985, Globria Maria vai à Cidade do Rock entrevistar Caetano Veloso e Gilberto Gil. A dupla não esconde o deslumbramento com o espaço e os equipamentos do festival, até então inéditos no Brasil.

A matéria foi levada ao ar pelo Fantástico (Globo), numa exclusiva sobre o primeiro Rock in Rio, realizado em janeiro de 1985.

Caetano, sempre descolado, surge com um shortinho MINÚSCULO que revela toda a polpa do seu, digamos, derrière.

Bem à vontade no modelito, que acompanha uma regata nude, lasca:

"Eu tenho muita vontade de subir em palco sempre".

Gilberto Gil está mais contido. Brilhou, contudo, doutra feita, quando posou seminu ao lado da transexual Roberta Close no extindo Gala Gay, tradicional baile de carnaval carioca que acontecia no finado Scala.


O vídeo traz ainda Erasmo Carlos vestido de "cowboys do espaço" e uma entrevista com o Queen, feita pelo jornalista Renato Machado*, ainda um jovem repórter antes de ser alçado à bancada do "Bom dia Brasil".


*Após 15 anos à frente do telejornal, Renato Machado cedeu lugar recentemente a Chico Pinheiro, quem divide agora a bancada do matutino com a Renata Vasconcellos.

1.10.11

Rock in Rio é visitado por Gabeira



O Brasil estava presente no Rock in Rio com todas as suas contradições (...) Dentro, nós podíamos fumar maconha, nós podíamos amar mais ou menos à vontade; enquanto do lado de fora quem tomava conta era a polícia montada. Do lado de fora está a repressão, a ausência das possibilidades de desenvolvimento.



Nos anos 1980 Gabeira apresentou uma série semanal chamada Video Cartas, exibida pela TV Bandeirantes. Lançando mão de uma linguagem moderna para a época, o programa era voltado para os jovens que começavam a sentir o gostinho da liberdade pós-ditadura militar. Com voz mole, Gabeira abordava criticamente as questões relacionadas ao Brasil arcaico e os desafios da Nova República - que dava seus primeiros passos com Tancredo Neves. Era uma das primeiras tentativas de mostrar, livre da ameaça da censura, as contradições brasileiras: de um lado, um país moderno, de importantes indústrias; doutro, um país miserável, onde as pessoas morriam de fome.

Veja o primeiro episódio da série, mais de 25 anos depois de ser exibida na TV. O vídeo tem quase 10 minutos. Mas ver Gabeira vestido de CAZUZA, faixa na cabeça, calça vermelha COLADA e camisa AMARRADA no peito, vale cada minuto de conexão.

Só não vale sair por aí de sandalinha de couro, bolsa peruana atravessada no peito, barbicha e livrinho de Nietzsche debaixo do braço maldizendo a sociedade do espetáculo.

E para o leitor amigo do Around Venus que não conseguiu comprar ingressos pro Rock in Rio 2011, agora só resta, à cabeceira, a água barrenta no copo de requeijão e a cartela de Lexotan pronta para ser estourada nas noites insones.

Lembrando que para assistir aos shows ao vivo pela internet é só clicar AQUI.