1.10.11

Rock in Rio é visitado por Gabeira



O Brasil estava presente no Rock in Rio com todas as suas contradições (...) Dentro, nós podíamos fumar maconha, nós podíamos amar mais ou menos à vontade; enquanto do lado de fora quem tomava conta era a polícia montada. Do lado de fora está a repressão, a ausência das possibilidades de desenvolvimento.



Nos anos 1980 Gabeira apresentou uma série semanal chamada Video Cartas, exibida pela TV Bandeirantes. Lançando mão de uma linguagem moderna para a época, o programa era voltado para os jovens que começavam a sentir o gostinho da liberdade pós-ditadura militar. Com voz mole, Gabeira abordava criticamente as questões relacionadas ao Brasil arcaico e os desafios da Nova República - que dava seus primeiros passos com Tancredo Neves. Era uma das primeiras tentativas de mostrar, livre da ameaça da censura, as contradições brasileiras: de um lado, um país moderno, de importantes indústrias; doutro, um país miserável, onde as pessoas morriam de fome.

Veja o primeiro episódio da série, mais de 25 anos depois de ser exibida na TV. O vídeo tem quase 10 minutos. Mas ver Gabeira vestido de CAZUZA, faixa na cabeça, calça vermelha COLADA e camisa AMARRADA no peito, vale cada minuto de conexão.

Só não vale sair por aí de sandalinha de couro, bolsa peruana atravessada no peito, barbicha e livrinho de Nietzsche debaixo do braço maldizendo a sociedade do espetáculo.

E para o leitor amigo do Around Venus que não conseguiu comprar ingressos pro Rock in Rio 2011, agora só resta, à cabeceira, a água barrenta no copo de requeijão e a cartela de Lexotan pronta para ser estourada nas noites insones.

Lembrando que para assistir aos shows ao vivo pela internet é só clicar AQUI.

Um comentário:

Dani disse...

Hummmm Gabeira tá poderosa!
Adorei o modelito uahahuahuahua