1.9.05

NÃO FIQUE COM MEDO. ESTEJA PREPARADO!
Rapaz, ideologias à parte, eu amo a América. A América do MIT, de Harvard, Yale, da NYU... A América dos scholars, da educação levada a sério, da pesquisa científica, do incentivo à cultura, literatura... Enfim, a América que pensa, que funciona e que respeita.

Contudo, viver naquelas terras do norte é experiência singular por outro motivo. Lá a paranóia NUKE está por toda parte. Mesmo num bairro bucólico, onde os prédios brickstone não passam de seis andares e a neighborhood é das mais agradáveis, os traços da ameaça nuclear da destruição em massa são presentes. Mas não parece haver pavor. O medo de que possam ser exterminados não é de hoje. A paranóia vem acompanhando os americanos desde o início da Guerra Fria. Convivem com isso há gerações. Portanto já foi completamente assimilado. Tiram de letra.

Porém chama a atenção do estrangeiro, num primeiro momento. Todo bairro, quiçá prédio, tem um fallout shelter, um abrigo nuclear. É comum vermos nas fachadas dos prédios uma placa indicando que ali há um abrigo. Essas plaquetas onipresentes causam um certo impacto quando delas nos damos conta pela primeira vez. Assusta mesmo, já que nos fazem lembrar que "estamos sob constante ameaça externa". E há ainda, nas escolas, os
speeches sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos alunos em caso de ataque repentino. Tem até treinamento. Espantoso.

E é tudo levado muito a sério, como se estivéssemos a qualquer momento prestes a enfrentar uma chuva de mísseis intercontinentais. Faz parte do cotidiano. Para se ter uma idéia, o Departamento de Segurança Interna mantém no ar uma página dedicada exclusivamente à orientação sobre como a população deve proceder caso o país sofra um ataque terrorista, sempre iminente. O órgão funciona também como um termômetro que mede o grau de ameaça enfrentado pelo país - atualmente está em laranja, o que corresponde a "elevado".

Os EUA são uma nação bastante curiosa. E apesar de toda sua sofisticação, o país é refém, como uma criança boboca, de um sistema baseado no medo que data do início do século passado.

Tá perdido na net? Então dê uma olhada no "guia de sobrevivência" criado pelo Department of Homeland Security. Tem dicas para todos os gostos: armas químicas, biológicas, explosões nucleares etc. Tudo ricamente ilustrado e em três versões: "Business", "America" e "Kids", esta última uma atração à parte. É tudo tão paranóico e ao mesmo tempo ingênuo que já tem gaiato making fun of it.

De qualquer forma, a tirar por esse imenso cartaz no prédio do Westwood Medical Center em LosT Angeles, não acharia que eles estão de brincadeira.

Anyway, deve ser horrível morar num lugar tão violento assim, né?

Nenhum comentário: