6.12.05

ANAUÊ*



Vem chamando a atenção daqueles que passam pela Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, vários cartazes colados nos pilotis dos prédios ao longo da movimentada via. Os curiosos cartazes são compostos por um retângulo azul com um círculo branco no meio em cujos limites consta a letra grega Sigma (Σ). Logo abaixo da letra segue a palavra "Integralismo" e, mais abaixo, as seguintes palavras: "Deus, Pátria e Família".

Antes de pular a janela do curso de História de uma renomada faculdade federal para perder quatro anos em uma faculdade de comunicação que até agora me fora inútil, lembro de ter estudado um pouco de história do Brasil.

Pois bem.

A Ação Integralista Brasileira, ou simplesmente Integralismo, foi um movimento de orientação ideológica nacionalista surgido na década de 30. Seu maior mentor foi o escritor e jornalista Plínio Salgado, um dos ideólogos do Movimento Verde-Amarelo que, durante o modernismo, se opunha ao Manifesto pau-brasil, de Oswald Andrade.

Inspirado em ideologias autoritárias européias como o Nazismo (Alemanha), Fascismo (Itália) e o Salazarismo (Portugal), o Integralismo pregava a luta contra a dependência externa brasileira, contra o capitalismo selvagem e sobretudo contra o comunismo. Além disso, extremamente conservador, pregava ainda a valorização das tradições nacionais, o moralismo, a integridade familiar e o fortalecimento do catolicismo - como acusa o seu lema: "Deus, Pátria e Família".

Na segunda metade da década de 30, quando estavam sendo preparados por Getúlio Vargas os planos que resultariam no golpe que instituiria a ditadura do Estado Novo no Brasil, os integralistas, esperançosos de uma posição de destaque no novo governo, prometeram apoio ao golpe palaciano. À época, o movimento liderado por Plínio Salgado já contava com uma milícia paramilitar com milhares de homens "fardados" à moda nazista, além de outros milhares de simpatizantes de ambos os sexos e de diversas idades espalhados pelo país. Como Getúlio precisava do apoio das massas para dar cabo ao seu plano de tomada absoluta do poder, não recusou o apoio dos integralistas. Contudo, eles não sabiam que não teriam espaço dentro do Estado Novo.

Pois em 1937, logo após a tomada do poder, Getúlio rompe com os integralistas, dissolve o movimento e o joga para a ilegalidade. Estes, decepcionados e se sentindo traídos, planejam um golpe de estado no ano seguinte para destituir Getúlio do poder. Porém o plano fracassa e o resultado acaba sendo um banho de sangue na porta do Palácio Guanabara, que marca a madrugada de 11 de maio de 1938. Getúlio sai vitorioso e o resto é história.

Então eis que acabo de me dar conta de que, em pleno século 21, os Integralistas começam aos poucos a se reorganizar.

Cousas de Brasil...

*Palavra indígena de origem Tupi que significa "você é meu irmão". Era usada como saudação Integralista, pronunciada com veemência, sempre acompanhada pelo braço direito erguido
imitando o estilo fascista.

5 comentários:

Anônimo disse...

Será que eles vestem camisas verdes? Preciso conferir o meu guarda-roupa...

Anônimo disse...

que coisa...

Anônimo disse...

que doideira! jovens plinianos é surreal!
:*

Anônimo disse...

porra, a parada q n sai fica num lugar sinistro do windows, só vc vendo!!!

Anônimo disse...

achei muito interessante a carta de acao integralista brasileira pois nela vimos que foi um dos movimentos mais corajosos que tivemos, um partido politico que se expandio facilmento pelo nosso pais pelo fato dele ter o lema Deus ``Patria e Familia`` acheu muito bom tbm por que ele era contra o capitalismo isso ja foi o bastante para mim!!!!!!!!
beijus.....