16.8.07

A VÍBORA SE FOI

O blog está de luto pela morte de Joel Silveira, o maior repórter do Brasil. Minha admiração pelo jornalista não é novidade. Tornei-a pública na série de posts ano passado.

A víbora, como era conhecido, disse certa vez: "Eu não pedi para vir ao mundo. Agora, aos oitenta anos, não vou pedir para sair”.

Joel partiu. Expirou dormindo, às oito da manhã desta quarta-feira. Contava 88 anos. Não pediu para sair. Deixou, contudo, vasta obra de inconteste relevância.

* * * *

Tomo a liberdade de sugerir:

Perfil e entrevista feitos pelo amigo, e também jornalista, Geneton Moraes Neto.

"Rubem Braga - que escrevia muito bem, era um prosador nato.E todo prosador nato vai querer ler Stendhal. Eu não estava pedindo a ele que fosse ler “Guerra e Paz” em russo. Pedi que lesse Stendhal. Comprei uma edição bonita de “O Vermelho e o Negro”. Quinze dias depois,ele me disse: “Parei.É gente demais”. Não conseguiu terminar”.

"Notei que as mãos do presidente eram macias, fofas. Getúlio só me cumprimentou na entrada. Terminou me dando as costas na saída. Simplesmente foi embora. Quando eu lhe passei um questionário - e ele viu que o que eu queria era uma entrevista - Getúlio se transfigurou. Aquela cara risonha despareceu. O homem virou uma fera."


Entrevista por Francisco Alves Filho, da Isto É.

"Estávamos Graciliano e eu na Livraria José Olympio, quando era na rua do Ouvidor. Chegou o Jorge Amado e o Graciliano disse: “Ô Jorge, você tem uma imaginação fabulosa, por que não aprende a ler, a escrever? Por que não vai para uma escola pública?”

"Quando voltei da guerra (Joel foi correspondente da Segunda Guerra Mundial do Diários Associados), consegui uma entrevista com Prestes. Fui ao seu encontro com a cabeça cheia do mito do Cavaleiro da Esperança. Ele me perguntou se era eu que tinha voltado da guerra. Respondi que sim e Prestes começou a falar sobre o Exército brasileiro como se fosse ele quem tivesse estado na guerra. Não fiz uma pergunta sequer. O mito acabou ali. Analisando bem hoje, o que foi essa Coluna Prestes? Não foi nada, não combateu sequer Lampião."

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pena mesmo.
Nao sabia que ele tinha morrido.