23.8.10

Passeata dos Humoristas: BASTIDORES

Sabrina Sato Pânico Fábio Porchat Bruno Mazzeo

Você já viu a cobertura da Passeata dos Humoristas, manifestação organizada pelo pessoal do Comédia em Pé feita na orla de Copacabana contra a censura aos comediantes imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe a classe de fazer sátiras dos candidatos às próximas eleições.

O que você não viu (ainda) foram os BASTIDORES desse encontro. E é o que Around Venus traz para o leitor amigo nas notas abaixo.


ESQUENTANDO OS TAMBORINS

A passeata ainda estava no esquenta, grupo tímido se formando em frente ao Copacabana Palace por volta das 15h. Humoristas de visibilidade modesta davam entrevistas "ao vivo pela internet". Danilo Gentili, do CQC, fazia as primeiras observações para gravar o programa da Band enquanto dava alguns autógrafos.

Súbito, um frenesi ao lado oposto da aglomeração. Era Sabrina Sato, que, pele brilhando ao sol coberta de maquiagem forte, desembarcava da van da Rede TV! sob o espocar cintilante dos flashes.


PARIS HILTON TOTAL

Pose para os fotógrafos. Dedinho em V de vitória, jogadinha de cabelo pra cá e pra lá. Cabeça tombando ora pra esquerda, ora pra direita. Um sorriso de propaganda de creme dental emoldurava seu "oi gennnnte!". Uma rodadinha característica. Pronto, a manifestação do humor estava aos seus pés. Se Sabrina é humorista, não sei. Mas literalmente roubou a cena na Avenida Atlântica. Paris Hilton total.


NÃO É COM ELE

Danilo Gentili, do CQC, que minutos antes cansava o punho distribuindo autógrafos, foi deixado pela multidão, que partiu em direção à japa do Pânico. Gentilli, simpático, continuou o plantão carioca, colhendo depoimentos e personagens para o programa comandado por Marcelo Tas.


"CHICO CARUSO"

Produtores da Rede TV! se encarregavam de caçar humoristas famosos. Sabrina desembarcara no Rio para colher entrevistas que, à noite, seriam exibidas no "Pânico na TV". Correria da equipe. E deu-se o diálogo entre a japonesa e um de seus produtores, rapaz cujo rosto lembrava o de Rocky Balboa, boquinha torta e tudo:

- Vai, Sabrina, entrevista ele!
- Quem é?
- Chico Caruso - e anotou na prancheta a cola.

Era Nelson Freitas, do Zorra Total.


MANTENDO A FORMA

Claudio Manoel chegou bebendo Coca Light quando Sabrina, microfone em punho, o abordou. "Fala, querida!", disse o humorista do Casseta e Planeta, estalando um beijo na bochecha e abraçando a japa com entusiasmo. Quando se deu conta de que bebia o refrigerante diante das câmeras, pôs a latinha no chão: "Pera aí que não vou fazer propaganda!". O Casseta falou a sério e a brinca, imitou "seu Creysson" e foi ovacionado.


FOME DE FÊMEA

"Olha a Sabrina, mané!", ouviu-se ao fundo. "De biquíni?", perguntou um banhista correndo vindo da praia. "Não", respondeu o amigo. "Ah, então num fode", devolveu e voltou pro mar.


DEBAIXO DA SAIA

Sabrina continuava trabalhando quando, de repente, uma menina de não mais de 6 anos surgiu por debaixo da diminuta saia da apresentadora: "Olha eu aqui, gente", disse dando tchauzinho pra câmera, arrancando risos da japonesa. "Tira ela daí, criança não pode aparecer no Pânico", avisou o segurança.


CERCADINHO VIP

Um quiosque se transformou em "cercadinho Vip" involuntário. Refúgio encontrado por alguns humoristas fugindo do assédio. Sossego para a repórter da Globo, Mônica Sanches, entrevistar os artistas da casa. Diante das lentes, era como se não existissem os homoristas de outros canais. Hélio de la Peña, mais contido por conta da timidez, dava entrevista no quiosque para a repórter.


COMUNISMO À SOMBRA

Cabos eleitorais com bandeiras comunistas tentavam faturar em cima da manifestação. O sempre candidato Cyro Garcia, do PSTU, sob um coqueiro, gastava o Marx. No chão, um bolo de santinhos do André Lazaroni (ex-André do PV, do Partido Verde, e atual PMDB). Não faltou político ocasional pedindo "Dá uma força aí, amigo", enquanto deitava um panfleto na mão dos desavisados. Os seguranças da Rede TV! trabalharam dobrado para afastar as bandeiras e cartazes políticos das câmeras da emissora.


SEM JACARÉ

Correria no cercadinho. Bombom, ex-Dudu Nobre e agora apresentadora do TV Fama, da onipresente Rede TV!, surge em um microshort. Tenta algumas entrevistas e vai para a galera. Muitas poses e algumas fotos depois, aponta para a camisa pólo de um rapaz e exclama com voz rouca: "Tá faltando o jacaré, hein!", e deu um sorriso de muitos dentes. Não era uma Lacoste.


CAPETA EM FORMA DE GURI

"Ié, ié! Glu, glu!" Era Serginho Mallandro que chegava, arrastanto marmanjos que há pouco cercavam Bombom. O comediante vinha na companhia do filho, que mais parecia seu irmão. Diante da jovialidade do Mallandro, ouve-se o lamento de um rapaz ao fundo: "Queria ser filho do Serginho...".


MELHORES AMIGOS

Lúcio Mauro Filho, o Tuco da "Grande Família", após dar entrevista para Bombom, juntou-se ao humorista. A passeata seguia pela orla em direção ao Leme quando os dois deixaram o "cercadinho" e foram andando pelo "bossanovístico" calçadão de Copacabana para juntar-se ao grupo. Mallandro, andando com a marra característica carioca, deu várias entrevistas pelo caminho, assinou papéis e deixou-se fotografar. A dupla era só sorrisos.


TROCA-TROCA

Paulo Bonfá, apresentador do "Rock e Gol", da MTV, seguia pelo mesmo caminho entrevistando Danilo Gentili. Excetuando-se a Globo, era comum colegas de emissoras diferentes entrevistarem uns aos outros.


NÃO É A MAMÃE

No Leme, o músico Léo Jaime atendia a um repórter quando a voz maldosa comentou lá atrás: "Está a cara do Dino da 'Família Dinossauro'". Léo não ouviu.



Capitaneada pelo comediante e roteirista do Zorra Total, Fábio Porchat, o ato batizado de "Humor Sem Censura" partiu de Copacabana (em frente ao Copacabana Palace) e seguiu até o Leme. Ao longo do percurso, Porchat leu o manifesto dos humoristas contra a norma do TSE, em vigor desde 1997. O protesto contou ainda com as participações de Hubert e Marcelo Madureira (Casseta e Planeta), Castrinho, Márcio Melhem, José Santa Cruz (Zorra total) o pessoal do Kibelouco, o Comédia em Pé entre outros.

Texto e foto Emiliano Mello

4 comentários:

Dani disse...

uhauhauhauhauhauhau
morri! :D

Marcelo disse...

Parabéns pela cobertura! Brasil é o país da piada pronta, não tinha cabimento a justiça censurar os humoristas.

maurício disse...

que texto PHODA!! não conhecia o blog
favoritei!!!
abç!

Fernanda disse...

chico caruso foi demais mesmo, esses produtores mal preparados são um problema... não sei cmoo se seguram nos empregos...

bela observação!