22.3.11

Niemeyer à beira do abismo

MAC Oscar Niemeyer Niterói Google Street View

Este é o Maquinho, projetado por Oscar Niemeyer em forma de bumerangue para abrigar o Módulo de Ação Comunitária do Morro do Palácio, em Niterói. A construção, inspirada no famoso Museu de Arte Contemporânea (MAC), encontra-se neste estado desde a enxurrada que atingiu a cidade em abril de 2010.

No local, sacos pretos desgastados são usados de improviso para conter um possível desmoronamento sobre a Avenida Almirante Benjamin Sodré, no bairro da Boa Viagem. Inaugurada em 2008, a construção modernista foi ameaçada pela enxurrada de abril, marcada pela tragédia ocorrida no Morro do Bumba, em Niterói. Em tempo, os desabrigados do Bumba estão morando até hoje na Praça JK, no Caminho Niemeyer, área também usada como cracolândia.

O estrago pode ser visto no mundo inteiro através do Google Street View

O aplicativo da Google aponta com clareza uma enorme erosão na face da encosta que dá para a Baía de Guanabara. Para visualizar, basta seguir o link

As obras necessárias para salvar o Maquinho do desabamento é de R$ 27.117.518,19. Assim mesmo, com a precisão nanométrica dos centavos.

3 comentários:

Fernanda disse...

Abandono e pouco caso... É o retrato da nossa sociedade. Ótimo flagrante (que não foi mostrado nos jornais), parabéns!

fabio disse...

absurrrdo! nosso país não valoriza seus talentos... é lamentável o que ocorre

Luisa Sil disse...

Depois reclamam do Google Maps, como aquela vez em que eles apontaram as favelas do Rio... Não adianta os governos esconderem mais nada da população hj!