9.11.06

PRA LÁ DE BAGDÁ

"Nós acreditamos que matamos por um mundo melhor. Isso aqui é uma religião. Meus Companheiros são minha família"

"Eu sou um 'caveira' e nada vai acontecer comigo. Eu honrarei o 'caveira' até o último momento da minha vida"

"Depois do trabalho, de matar um criminoso, nós sabemos que fizemos a nossa parte. Nós colocamos nossa cabeça no travesseiro e dormimos"

"O que temos que enfrentar todos os dias na rua é o desafio da morte. Nós vivemos aqui a realidade de uma verdadeira guerrilha urbana. Um dos maiores orgulhos da minha vida é ser 'caveira'"

Os depoimentos acima não vêm do Iraque, mas de bem perto: foram colhidos entre os oficiais do Batalhão de Operações Especiais, o temido BOPE, da Polícia Militar do Rio de Janeiro - cidade maravilhosa, cheia de encantos mil tipo Colômbia. Os trechos destacados fazem parte do documentário "Operações no Rio", da Polícia Militar, que vazou recentemente. O DVD "proibidão", como tem sido chamado, foi parar nas mãos dos camelôs do Rio, onde são encontrados por R$ 10. Não é difícil achar pela cidade.

O que não tem sido fácil, no entanto, é descobrir como o vídeo - produzido pela PM - foi parar nas mãos dos ambulantes. Seu aparecimento na internet também anda intrigando a corporação.

Around Venus lembra que o documentário é proibido e , portanto, não estimula o download. O que se pretende aqui é apenas apontar a existência do material e relatar o fato. Qualquer intenção de baixá-lo (ou comprá-lo) é de inteira responsabilidade do leitor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rola um dvd-r?

Anônimo disse...

E o meu cd-r? Aliás, meus; já me prometeu tantos que eu montaria um discoteca.
;)

Anônimo disse...

Colombia? Bogotá é mais segura que Rio e São Paulo juntas. A gente que não tem mais noção do lugar onde está vivendo...