27.7.07

CHEGA DE SAUDADE

Numa Ipanema deserta, ainda sem a muralha de prédios que hoje corta a paisagem, Luiz Bonfá, João Gilberto e Tom Jobim tocam para as atrizes Mylène Demongeot, Gloria Paul e Sylvia Koscina. João e Bonfá estão vestidos de maneira impecável. Tom é o único sem camisa. Sentados na areia, fazem uma rodinha e, com muita bossa, seduzem as três pin-ups em biquínis de duas peças. Lindas. Sylvia, deitada de frente para Tom, não esconde seu encanto pelo maestro, que tem o topete ao vento. Uma correria se instala, um peixe fisga a isca lá atrás. Tom continua sentado. Sylvia também. Com uma sereia aos seus pés, o maestro dá por encerrada a pescaria.

O filme é "Copacabana Palace", do italiano Steno (Stefano Vanzina). Uma raridade de 1962.





E tem mais

Entrevista de Tom Jobim a Roberto D'Ávila. Programa "Um Nome na História", 1981.

"Eu detestava piano. Achava piano coisa de menininha. Eu gostava de jogar futebol. Ninguém troca uma praia azul, uma moça bonita, uma peteca, uma bola, por um quarto escuro, um cubo de trevas onde você vai tocar piano. O Sérgio Mendes, por exemplo, teve osteomielite, tuberculose nos ossos. Ele ficava sentado num piano, na praia de Icaraí, tocando e vendo as moças jogarem bola com os moços. Pra você não viver a realidade e começar a escrever música, é peciso de uma coisa muito forte."
* * * *

Entrevista feita por Sidney Rezende para o programa "A Baleia Verde", de 1988. O maestro bate um papo com o jornalista sobre preservação da natureza.

"Eu tenho uma permissão pra entrar no Jardim Botânico porque ajudei esse negócio de ecologia. Eu moro aqui e sempre que eu tenho um tempo eu passeio, vejo os bichinhos, os esquilos... Tem muito bicho aqui, né? O Rio de Janeiro só tinha mato. Era onça, anta, jacaré... Eu me lembro de um dia, em Ipanema, que a minha turma pegou um jacaré e botou lá no lago da General Osório. O Jacaré foi crescendo, crescendo e virou um bicho enorme, no meio do laguinho."
* * * *

Tom explica a diferença entre jazz e bossa nova no programa "A influência do Jazz", com Leny Andrade e Luiz Carlos Vinhas, exibido pela extinta Rede Manchete.

João Gilberto tocando "Chega de Saudade" acompanhado por Bebel Gilberto, sua filha, ainda moça.

Por último, uma surreal entrevista de Amaury Jr com João Gilberto, que se pendura como pode em Nelson Motta e Eduardo Souto.
* * * *

Você já viu a série de posts francófanos do Lounge? Então corre lá. Claro que entrei na onda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me dá o nome de um bom cd do stereolab.