10.7.07

DESENHOS PROIBIDOS

Não é novidade que a Segunda Guerra Mundial foi marcada pela propaganda nazista. O material variado ia de panfletos com pin-ups lançados por morteiros sobre as trincheiras aliadas - como relatou Joel Silveira, correspondente brasileiro dos Diários Associados durante o conflito -, a obras cinematográficas grandiosas, como "O Triunfo da Vontade" e "Olympia", ambas de Leni Riefenstahl, cineasta brilhante que passou à história como maldita, acusada de colaborar com o Terceiro Reich. Mas os alemães não estavam só nesta guerra ideológica. Os Aliados também lançavam seus ataques, sobretudo por meio dos estúdios Walt Disney.

Sem a menor cerimônia, Disney colocou seus personagens a serviço das forças armadas americanas. O Pato Donald era dos mais ativos recrutas, o que lhe rendeu o papel principal no infame "Der Fuehrer's Face", no qual sonhava estar na NAZILÂNDIA trabalhando numa fábrica de munições. Como se não bastasse, o desenho faturou o Oscar de melhor curta de animação de 1943.

Der Fuehrer's Face


Entretanto, a animação mais controversa de todo o período não trazia nenhum personagem famoso. Lançada em 1943 com a intenção de ser uma poderosa arma contra o regime nazista, "Hitler's Children" ("As crianças de Hitler") contava a história do pequeno Hans, um menino nascido sob a ideologia nazista que passava a infância sendo educado com base no Mein Kampf para se tornar um soldado cruel, cujo dever consistia unicamente em lutar pelo Terceiro Reich. Lançando mão de diversas metáforas lúdicas, o desenho era feito para assustar as crianças americanas e semear, nestas, o ódio contra os alemães.

As crianças de Hitler


Dirigido por Clyde Geronimi - conhecido pelos clássicos "A bela Adormecida" e "Peter Pan", além da série do Homem Aranha na década de 60 - e animado pelo mítico Ward Kimball - um dos principais artistas dos estúdios Disney, cujas mãos deram vida a personagens como Pinóquio e Cinderela, além das seqüências do musical Fantasia -, o filme acabou sendo banido logo após o lançamento. O motivo, segundo as autoridades da época, foi devido ao seu caráter ambíguo, o que induzia o público a acreditar que todos os alemães eram nazistas. Além disso, foram condenadas as associações feitas com elementos do universo infantil, como a bruxa (representando a democracia), a donzela indefesa (a própria Alemanha sob as garras da bruxa) e o cavalheiro heróico (Hitler, que deveria salvar a Alemanha da maligna democracia).

Assim que foram banidos das telas, Disney declarou que "Hitler's Children" e "Der Fuehrer's Face" seriam destruídos e jamais relançados em qualquer formato. Pois em 2004 a Walt Disney Pictures surpreendeu ao lançar em DVD os dois desenhos proibidos, além de diversos outros filmes de propaganda da Segunda Guerra, num box histórico.


Regalos

Siga para baixar o pacotão com mais de 1GB de desenhos proibidos da Segunda Guerra.

E aqui, para uma cópia de "Hilter's Children" para guardar na estante.

Não gosta de baixar? Então assista à seleção de desenhos banidos direto do YouTube.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria! Cara, o que gosto por aqui é da consistência e da qualidade das informações... Abração.

Anônimo disse...

Aimeudeus.

Pegarei TUDO. Peraí.

Anônimo disse...

Não fez nada no sábado passado né?

Anônimo disse...

Cláudio>> Obrigado, cara! O que a gente não faz num momento de insônia... rs.

Lia>> Pegou? Eu já! ;)

Luis>> hã?

Anônimo disse...

isso sim, verdadeiras pepitas de ouro.