5.7.07

DOCUMENTO ESPECIAL: TELEVISÃO VERDADE

Recém aberto à democracia, o Brasil começava a gozar da liberdade de expressão que lhe fora negada durante os longos anos de chumbo. A TV, livre da mordaça, mostrava finalmente o verdadeiro país nas telas. Neste cenário, Nelson Hoineff, então diretor de jornalismo da extinta TV Manchete, apresentou à emissora um projeto de programa que tinha como característica abordar temas desconfortáveis aos brasileiros, mas que faziam parte do cotidiano nacional. Nascia assim, em 1989, o Documento Especial.

Exibido semanalmente em um formato de 30 minutos, o programa mergulhava fundo em temas tabus que eram abordados de maneira direta. Não à toa, o programa tinha um forte apelo popular. Chamava a atenção as reportagens investigativas, nas quais câmeras e microfones ocultos eram usados para colher registros exclusivos. Prostituição masculina, Santo Daime, surfe ferroviário, Igreja Universal do Reino de Deus (pela primeira vez na TV) e a invasão dos pobres à praia eram alguns dos temas abordados, contrariando os padrões formais dos programas jornalísticos apresentados até então. Não seria exagero afirmar que o Documento Especial inaugurou o moderno jornalismo investigativo na TV, anos mais tarde popularizado por programas como Fantástico, da Globo, e Domingo Espetacular, da Record.

programa sobre a Igreja Universal


Os jornalistas Eduardo Faustini e André Rohde - hoje responsáveis pelas reportagens investigativas da Globo e da Record, respectivamente - fizeram escola no programa. A apresentação memorável ficava a cargo do ator Roberto Maya (hoje na novela Paraíso Tropical, da Globo). Merece destaque também a abertura produzida por Aldir Ribeiro e Wadson Rodrigues, com tema de Alexandre Negreiros.

A Manchete exibiu o Documento Especial de 1989 a 1991. No ano seguinte, o programa passou a ser exibido pelo SBT, onde ficou até 1995. Após um período fora do ar, em 1997 o programa voltou a ser exibido, desta vez pela Bandeirantes. Porém, sem apresentar nenhuma grande reportagem durante a nova fase, o Documento Especial acabou saindo definitivamente do ar antes de completar um ano.

Desde janeiro, no entanto, o Canal Brasil vem exibindo uma seleção com os melhores programas produzidos ao longo dos anos, todas as quintas, às 23h30.

E aqui no Around Venus você pode assistir quando quiser, graças a boa vontade do Danilo, que disponibilizou os programas na íntegra através do YouTube.

Programas separados por temas

- Os pobres vão à praia (SENSACIONAL!)
- Surfe Ferroviário
- Vida de Gordo
- Profissão: prostituto
- Baloeiros
- O pau de Santo Antônio
- O país da impunidade (proibido na época)
- A cultura do ódio (sobre os neonazistas brasileiros)
- Duro é ser gago (com a participação do professor Simon "Boas Falas")
- Na selva, de cabeça feita (sobre o Santo Daime)
- Cinema pornô nacional
- Pichadores
- Madonna: as fronteiras do desejo
- Turismo no Rio

* Bônus *
Entrevista com Nelson Hoineff feita por Sidney Rezende.

* * * *
Não tem nada a ver, mas é interessante também.
Gosta de música? Então se liga no que escrevi aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

to emocionado.
eu lembro de um programa sobre baile funk tb.
esse programa era FODA.