26.5.05

2 +2 = MÚSICA


Em 1986, pouco depois de concluir a pós-graduação em Havard e se tornar PhD em Matemática, um rapaz desenvolve um software que iria revolucionar os meios de produção da música digital. Nomeia-o MAX/FTS, em homenagem a Max Mathews. Precursor na utilização de interface gráfica em plataforma Machintosh, não demorou para que o aplicativo se tornasse referência entre produtores e artistas. Seu sucesso baseava-se num novo conceito de "Programação Orientada por Objetos", que apresentou ao usuário um ambiente de programação bem mais amigável do que os tradicionais orientados por códigos.

E a mente brilhante por trás dessa história atende por Miller Puckette.

O interesse de Puckette em aplicar conceitos matemáticos na música começou cedo, na graduação, quando ainda era aluno do poderoso MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde dividia o espaço com os os maiores cérebros do planeta. De lá foi para Havard e, mais tarde, desembarcou em Paris, integrando-se ao IRCAM (Institut de Recherche et de Coordination Musique Acoustique), fundado pelo genial maestro Pierre Boulez, um dos mais importantes músicos contemporâneos do mundo. E foi justamente no IRCAM que o erudito matemático começou a desenvolver seus softwares, chegando ao revolucionário MAX/FTS.

Hoje Miller Puckette ocupa o cargo de Diretor Associado do Centro de Pesquisa e Computação em Artes da Universidade da Califórnia (CRCA, na sigla em inglês). Como tal, continua desenvolvendo aplicativos voltados para a produção de música eletrônica. Atualmente está aperfeiçoando um novo sistema de programação visual para manipulação de áudio vídeo e gráficos em tempo real. O nome da ferramenta, distribuida gratuitamente, é Pure Data ("Pd") e roda em sistemas como Windows, IRIX e Linux.

Porém o que me intrigou realmente foi o seu estudo intitulado "THEORY AND THECHNIQUES OF ELECTRONIC MUSIC", um tratado sobre produção musical todo baseado em matemática. O trabalho, segundo ele, é focado exclusivamente naquilo que as pessoas chamam de "música de computador". E aos mais animados o autor faz um aviso: "Para ler este livro, o leitor tem que ter um conhecimento razoável de álgebra e trigonometria".

Você ainda tem alguma dúvida de que Miller Puckette ROX?!

Nenhum comentário: