12.4.07

DO TELECAT À TELEVENDA
O Unibrow preparou uma lisita com os 20 melhores temas de abertura de séries feitas para TV. Lá estão vídeos de "Sanford & Son", "Charlie's Angels", "Hawaii Five-O", "Magnum", "Fantasy Island" e outros clássicos. Quem papou o primeiro lugar, de acordo com o site, foi "The A Team", conhecida na colônia como "Esquadrão Classe A".

Tremendo sucesso do SBT nos 80, juntamente com "A Super Máquina" e "O Super-Herói Americano", a série tratava do dia-a-dia de quatro ex-militares perseguidos por um crime que não haviam cometido e que, para sobreviver, lutavam clandestinamente como 'soldados da fortuna', como ficava claro logo nos créditos de abertura. Em outras palavras, eram mercenários.

Um dos mais carismáticos personagens do Esquedrão, o sargento Baracus (B.A., para os íntimos) era interpretado pelo figuraça Mr. T. Baracus não só pilotava o furgão preto e vermelho que levava o grupo para as mais mirabolantes aventuras, sonho de consumo de 10 entre 10 moleques da época, como também tinha habilidade ímpar em construir - com sucata que encontrava pelo caminho! - os mais diversos tanques e aparatos de guerra. Era uma espécie de McGyver marginal. Não à toa, ídolo da molecada. Aliás, Mr. T faturou o papel de B.A. graças à popularidade adquirida por conta da sua participação em "Rocky III", no qual interpetou o lutador Clubber Lang, desafiante da hora de Rocky Balboa nos ringues. Vale dizer que T começou a carreira como lutador de telecat. Também não é demais lembrar que, falido, terminou vendendo bugingangas para cozinha em programas toscos de televendas.

No elenco de "Esquadrão Classe A", merece destaque também a presença de George Peppard, ator que fez par com a linda Audrey Hepburn no clássico "Bonequinha de Luxo", baseado na novela homônima de Capote. Na série, porém, ele assumia o papel de Hannibal, o coronel canastrão que não tirava o charuto babado na boca. Era o líder do bando. Uma marra só.

Por conta da série, a Glasslite engrossou a receita vendendo cópias do furgão movido a fricção e action figures dos personagens. Não eram caprichados, os brinquedos. Vendiam como pão quente, no entanto.

A lista completa você confere aqui.

*A propósito, senti falta de uma série de que eu adorava. Um post em breve. Quem tiver seus vinte e poucos anos lembrará.

* * * *

No embalo...

Imprima e monte o seu prórpio furgão de papel!

Não são todos. Muitos ficaram de fora. Mas são quinze temas de abertura espalhados por diversas décadas. A idéia é a seguinte: você ouve os trechos e, na coluna da direita, ao lado da foto correspondente, marca a série a qual pertence. É um quiz.

4 comentários:

Anônimo disse...

Belo achado.

American Super Hero era foda e eu tinha o carrinho da super máquina.

O que dizer de B.A? As iniciais querem dizer "bad attitude", amado no esquadrão e odiado no Rocky 3.

Anônimo disse...

Eu estou triste porque eu não tenho acesso ao Youtube daqui de onde estou lendo seu blog agora. Mas o caso é que eu tenho um conhecido - amigo de amigo, que vejo muito ocasionalmente - que sabe de cor, até hoje, a locução de abertura do Esquadrão Classe A como era em português. Toda vez que encontro o coitado faço ele repetir isso pra mim (e eu sempre passo mal de rir). Pra finalizar eu queria ressaltar a falta de verossimilhança da série: como assim eles eram fugitivos procurados zanzando por aí NAQUELE furgão e ninguém conseguia encontrá-los?

Anônimo disse...

Bicho, ainda ontem vi as caixas de dvd do Esquadrão Classe A, SuperMáquina e TROVÃO AZUL!

Sensacionaaaal! Rolou até uma lagriminha de canto de olho.

foxtrotbravo disse...

Pity the fool!!!