21.10.09

PRATA DA CASA: CAMPANHA DO BANCO CENTRAL É QUALQUER NOTA

Você não tem nota em vez de moedas? Quando o pessoal da contabilidade da empresa faz a conferência, sempre conta errado. Eles sempre dizem que está faltando dinheiro no caixa do ônibus. Não sei o que eles arrumam, só sei que contam tudo errado. Aí, já viu, descontam do nosso salário. Odeio moeda!

- Disse-me a trocadora da Viação Santo Antônio, linha 39 (Piratininga-Centro), em Niterói.

É neste cenário que o governo, através do Banco Central (BC), lança hoje uma campanha milionária para estimular o uso de moedas pelos consumidores.

Segundo estudo encomendado pelo BC, cerca de 50% dos 15 bilhões em moedas cunhadas no Brasil não estão em circulação, mas sim guardadas nas casas das pessoas. Algo em torno de R$ 7,5 bilhões adormecidos em algum canto.

Para estimular a circulação desse ativo, o governo investiu R$ 12 milhões na campanha publicitária. Programadas para serem exibidas até o final do ano, as peças serão veiculadas a partir de hoje no rádio, TV, internet, jornais e revistas.

Mas, sem querer pôr caroço no angú da colônia, a tirar pelo relato da trocadora do ônibus, acho que a campanha não vingará.

Fora que dizer que "quando você usa suas moedas, elas viram um lanche delicioso" (fazendo referência a um imenso cheeseburger) é um desserviço para o Ministério da Saúde.

Resolve-se o problema das moedas encalhadas, mas cria-se um outro muito maior de saúde pública.

É o gatilho.
E faltou tato.

Nenhum comentário: