5.2.07

TESOUROS DO YOU TUBE: QUANDO NELSON ENCONTRA OTTO

Aos poucos a história da televisão brasileira vai sendo contada pelo YouTube. De maneira espontânea, usuários têm contribuído para não deixar morrer a memória do que já fora exibido nas telas. Num fluxo diário, diversos vídeos históricos são colocados no ar, sem alarde. A tarefa, contudo, não é fácil, posto que na maioria das vezes os registros se encontram em fitas VHS perdidas nas estantes, não raro brancas de mofo, o que exige cuidado especial na restauração.

O trabalho começa com o garimpo das gravações contidas nas jurássicas fitas. Uma vez que estas não possuem index, deve-se ter paciência de oriental, o que torna a procura algo estressante. Agulha no palheiro. Quando encontrado, se raro, o registro analógico deve ser digitalizado, e aí entra em cena o computador com placa de captura de vídeo e robusto processador. Curioso é que todo esse esforço é feito de forma voluntária, sem qualquer interesse financeiro por trás. Contar nossa história através de pequenos vídeos no YouTube é empresa individual. Faz-se pelo prazer de se compartilhar registros importantes com o mundo.

'Aos 18 anos eu era de uma ignorância enciclopédica'


Mas nem sempre se obtém êxito na caça aos tesouros escondidos no YouTube. Uma busca por Nelson Rodrigues, por exemplo, não satisfaz os desejos daqueles que o admiram. As referências são poucas e não estão à altura do dramaturgo. o saudoso Otto Lara Resende, grande jornalista e amigo fraternal de Nelson Rodrigues, por sua vez, sequer figura no site. Falha grave.

Cansado de esperar, resolvi arregaçar as mangas e mandar para o YouTube um resgistro à altura dessas duas figuras extraordinárias: uma entrevista com Nelson Rodrigues feita por Otto Lara Resende, apresentada pela TV Globo em 1977. No vídeo, o dramaturgo aparece com 65 anos de idade exibindo, apesar de recém saído de um coma, "uma saúde de vaca premiada", como observou Otto. Nelson havia acabado de lançar O Reacionário, seu livro de memórias, e estava lá para falar sobre sua recente obra. A entrevista, obviamente, foi muito além disso.

Veja abaixo:



parte 2, parte 3


As frases ditas por Nelson Rodrigues são memoráveis. Aproveitei para destacar algumas:

-Que boa besta é o Marx.

-O jovem só tem graça quando é moleque.
-O único líder juvenil que eu conheço é o Mao Tse-tung.
-Aos 18 anos um sujeito não sabe como se diz um "boa noite" a uma mulher. Eu já fui jovem, Otto, e posso falar: eu não sabia dizer um "boa noite" para a minha namorada.
- Aos 18 anos eu era de uma ignorância enciclopédica.
-Até o Goethe, aos 80 e tantos anos, amou uma menina de 19. Se ele amasse uma senhora de 80 e tantos anos isso seria abominável.
-O brasileiro é um cafajeste, um sujeito que planta bananeira até no velório.
-O sexo atrapalha o amor.
-Eu sou um cristão, profundamente cristão. Os crentes é que estragam a missa.
-Se a bofetada não tivesse som, não ofenderia a vítima.

4 comentários:

Unknown disse...

impressionante isso ainda nao ter na net.
otto e nelson imbativeis.

belo post.

Anônimo disse...

Desconfio quem ripou isso aí, uns dois ou três anos atrás

Emiliano Mello disse...

O rip, do dvd, foi guardado com carinho todo esse tempo. Precisou alguém criar o YouTube pra que eu pudesse compartilhá-lo com o mundo. ;)

Anônimo disse...

obrigado pelo vídeo! mto bom!