2.3.07

BEBER SEM FIM

Se você frequenta a internet, é bem provável que já tenha ouvido falar na Bruna Beber. Se fica nos jornais, dos tradicionais, aqueles de papel mesmo, também. Bruna já frequentou d'O Dia ao Globo; do Jornal do Brasil ao Pequeno. Mas você não lê jornais, esse negócio da elite dominate que serve pra manipular as pessoas e aniquilar o sentimento revolucionário, né? "Eu não gosto de nada disso!" e, bufando, olhos vermelhos de sangue, a espuma branca no canto da boca, você começa a achar o post muito enjoado; setinha do mouse nervosa pronta pra fechá-lo. O seu negócio é sair pra ver o sol, é zoar. É mergulhar fundo no escuro da noite, se perder na Lapa de ninguém. Pé na Jaca. Mesa de bar, buati, pegação. Cana. É jogar Conversa fora, perdigotos ao leu.

Rapaz, então tá na hora de conhecê-la.

Aos 23 anos, Bruna Beber é uma das escritoras mais festejadas da atualidade. Autora do aclamado "A fila sem fim dos demônios descontentes" (7Letras), é dona de uma deliciosa ironia, além de parecer não se levar muito a sério. Parece, apenas. Quer escrever - e o faz magnificamente - e publicar com a pressa que a inspiração exige. Não desperdiça palavras, constrói poesias como quem anda sobre notas musicais. Aliás, música "é o que inspira cem porcento do que eu faço e escrevo", confidencia. Suas influências musicais vão de Tom Waits a Elizeth Cardoso. Gosta de música contemporânea também, como Erik Satie. As literárias são várias, com grande margem para as produções masculinas. Curiosamente, ao contrário de muitas mulheres, tem certa aversão à Clarice Lispector. Sua justificativa, porém, faz sentido, como explicou em recente entrevista ao Portal 21.

-Hoje em dia toda escritora quer ser Clarice. Não dá, não precisa. Lá em casa tem todos os livros dela, mas estou aguardando o momento para começar.

A escritora faz sucesso não é de hoje. Poetaholic, há cinco anos vem publicando seu trabalho na internet. Bruna é mais uma egressa dos blogs, essa ferramenta ainda subvalorizada na colônia. Mas foi a partir da publicação de "A fila...", em dezembro, que passou a ocupar lugar de destaque entre os novos escritores. Se você ainda não a conhece, recomendo assistir hoje ao programa Re[corte] Cultural, da TVE. Beber estará no quadro "Debatedeira", no qual será entrevistada por Michel Melamed. O Recorte começa às 20h.

* * * *
Acho o programa muito "pós-moderno" pra minha paciência. Fragmentado demais. Melamed não economiza nos gestos, vício adquirido no teatro. Mas as entrevistas até que rendem. Veremos essa.

* * * *
Imagens românticas do Brasil irão preencher seus pensamentos assim que as melodias clássicas da flauta de Pixinguinha tocarem seus ouvidos. Eu não podia deixar passar batido a nota sobre Pixinguinha, que saiu hoje na primeira página do site da National Geografic. A nota, na íntegra, está aqui. Obrigado pela dica, Bruno (neste caso é BrunO mermo, Villas-Bôas ainda).

5 comentários:

Anônimo disse...

belo post!
a poesia dessa moça afiada e antenada merece atenção especial sim
estou louco pra ver a irreverência dela diante da pós modernidade do regurgitófago michael melamê..imperdível!
pode ser que eu esteja esperando demais tbm..pode ser..
mas chamar no power pra ver a TVE nunca me deu a sensação de perda de tempo..então, pelo menos o modelito da bruninha no recorte deve valer a pena, né?!

récomendatión:
http://badtrip.com.br/cutelaria/

Anônimo disse...

Outravez isso??
A Bruna tá te pagando alguma coisa?

Emiliano Mello disse...

Nada. Antes tinha sido só uma nota. Tava devendo uma materinha melhor. Ei-la, finalmente.

Anônimo disse...

Rapaz! Que maravilha! :***

Anônimo disse...

paxonô! ;)