1.4.06

SPACE ODDITY

Dentro de poucas horas chegaremos à Estação Espacial Internacional. Mas como ele bem disse, o programa espacial brasileiro, à mingua, começa e acaba aí: numa carona fajuta dentro de uma lata de sardinha. E só.

Ocorre que mesmo assim fiquei emocionado com a viagem do tenente-coronel Marcos Pontes ao espaço - apesar do ridículo da Missão Centenário, cujo nome parece menos uma homenagem a Santos Dumont do que revelar o atraso científico em que nos encontramos. Quando vi os astronautas (ouquei, havia um COSMONAUTA) caminhando com aquelas roupas espaciais dignas de filmes de ficção científica do século passado, sobretudo quando ouvi a contagem regressiva seguida do lançamento da Soyuz (que espetáculo de nome), confesso que senti o peito apertar.

A viagem de Pontes me emociona menos pela (falsa) conquista espacial brasileira do que por eu me achar, de certa maneira, representado pelo heróico militar. O universo sempre me fascinou, e estar em órbita é um sonho de menino. Como jamais poderei realizá-lo, torço para que o astronauta faça bonito na sua missão.


-- Regalos --

Detalhes sobre a Expedition 13 (da NASA), que levou o Brasil ao espaço.

Rastreie a ISS e saiba quando ela estará passando sobre a sua cabeça.

Aproveitando, uma dica de música para entrar no clima.

>>A propósito, o primeiro astronauta brasileiro já é verbete na Wikipedia e tag no Flickr, como não poderia deixar de ser.

2 comentários:

Anônimo disse...

TOTAL entendo tua emoção, garôuto. Perdi a decolagem, mas senti igual. O único problema é que tou achando que tá passando do limite de mico lá no alto, he he.

https://www.noticiasdaweb.com.br/capital-de-premios/ disse...

Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
Abraços! Capital de prêmios