5.7.05

ONE, TWO, THREE, FOUR
Quando eu começava a me despedir da adolescência, lá pros 16, 17 anos, era vidrado num grupo de nome engraçado, músicas nervosas e visual rasgado. Não era o Nirvana, que na época estava no auge. A banda, que encantou o moleque magrinho naqueles anos de escola EXPERIMENTAL, era os Ramones.

Não que eu não gostasse do trio de Seatle, liderado por Kurt Cobain. Eu curtia. E lamento até hoje não ter podido ir ao Hollywood Rock que o trouxe. Mas as canções arrastadas não me enchiam tanto os olhos. Na verdade, causavam uma certa melancolia. Uma melancolia enjoada, de playground de prédio - posso estar cometendo uma heresia aqui, mas pensando hoje, era essa sensação que o grunge me causava.

Porém com os Ramones era diferente. As levadas rápidas e cruas; as letras diretas e sinceras... aquilo me chapou logo de cara. Achei o quarteto de Nova Iorque diferente de tudo o que eu estava acostumado a ouvir. Era mais do que música. Era o grito que me faltava. E foi através dos Ramones que comecei a mergulhar naquele tipo de som. Enquanto os amigos vestiam xadrez e ouviam deprimidos as bandas de Seatle (a maioria de dar dó, vamos e venhamos), eu me metia cada vez mais no som "decadente" de NY e Londres -- o que me levou ao Television, Sex Pistols, Clash, e até a grupos mais novos como o Bad Religion e Social Distortion. Se não virei grunge, ponham na conta dos Ramones.

Não me recordo como acabei descobrindo a banda. Talvez tenha me identificado com o Joey e sua condição de outcast. O fato é que eles me apresentaram um mundo que eu não conheceria se não fosse pela porrada que me deram na cara.

Então, se estiver na pilha de gastar um dinheiro (eu diria investir), ponha os pés na rua agora, meta-se na loja mais próxima e só volte depois que comprar o recém-lançado DVD "End of The Century - The History of Ramones"-- um belíssimo documento sobre o grupo e o surgimento do punk, que se desenrolou definitivamente a partir das apresentações dos Ramones no lendário CBGB's.

Esse é pra deixar em loop no aparelho de DVD.

2 comentários:

Anônimo disse...

e-milho, o Klaus foi preso!

Anônimo disse...

Eu ia deixar um link pra você lá no álbum, mas tá lotado. Então vai por aqui mermo. Toma aí, tu que gosta de passarinhos: http://community.webtv.net/Velpics/HUM